segunda-feira, 14 de março de 2011

Idosos: o que fazer?

Este blog esta sendo inaugurado com a intenção de servir como apoio aqueles que tem idosos em casa, saudáveis ou enfermos, e tem mais duvidas do que certezas na maneira de como lidar com eles tendo, às vezes, a necessidade de se ausentar e repassar o problema a alguém como substituto nos cuidados.

Aqui neste blog, vou descrever bem a função do cuidador ou acompanhante - que muitas vezes faz tão bem o seu papel - que a família pode assim se dedicar as atribuladas rotinas da vida moderna sem uma preocupação maior quanto ao idoso, do ponto de vista das ações práticas do dia a dia.

Converso com muitas pessoas  que tem idosos em casa, que narram os exaustivos cuidados que precisam ter e o sentimento de culpa quando pensam em chamar uma pessoa para exercer esse papel. E há também um aumento desse sentimento quando chegam a pensar em coloca-los em Asilos ou Pousadas para Idosos. Lembro a todos que cada caso é um caso diferente, pois existem situações perfeitamente aceitáveis e outras em que o idoso é portador de enfermidades geradoras de comportamentos que não permitem uma convivência social. Exemplo disso são os  portadores de Alzheimer ou Esquizofrenia, principalmente nos estágios mais graves.
.
Estatisticamente falando, são mulheres (esposas, filhas ou netas) que cuidam do idoso. Quando são muitos os membros da família disponíveis é ótimo, mas quando se limita a um ou dois, torna-se muito cansativo, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Isso pode ser extremamente danoso para as relações no contexto do lar. Ninguém se torna melhor ou pior ao delegar poderes a outrem, principalmente na contratação de um cuidador profissional de idosos. Não delegamos nossos filhos as professoras? As babás? Aos motoristas?....é bem parecido, não acha?

Espero que gostem e que participem para juntos crescermos no que diz respeito ao cuidado com o idoso, pois embora seja um tema apaixonante, poucos são os que se apaixonam e muitos são os que precisam realizar essa atividade, e o fazem sem ter uma dimensão maior da mesma.

Cristina

2 comentários:

  1. Minha mãe tem Alzheimer, ocorreram dois "AVC".
    Antes do ocorrido morava com minha irmã foi quando começou o Alzheimer, como eu ja tinha pratica para cuidar desse tipos de idosos em geral, minha mãe venho há morar comigo em sua parte mais critica até o momento da doença!
    No momento ela usa fralda, caminha somente acompanhada Tenho que recorrer a pessoas próximas para conseguir dar banho em minha mãe.
    Minha mãe sempre foi teimosa e isso dificulta ainda mais o estado dela...
    Agora vejo que cuidar de pessoas com a mesma doença, só que não familiares e tendo que ter dedicação de toda semana com empenho diário sempre 24h por 24h a vida particular fica muito dificultosa os estresses são total e ter que revesar com meu filho porque trabalho na parte da manhã.
    E ainda tem meu filho privado também de sua vida particular sempre no período da manhã!


    Valdeli da Silva / Richard Holtz
    POA 30.8.11

    ResponderExcluir
  2. Preciso de uma orientação; meu pai tem 70 anos e não quer ajuda de ninguém e está muito debilitado tanto das pernas com das suas ordens mentais...Ele não quer mais tomar os remédios e nem ir ao medico...gostaria de saber o que fazer, pois ele deu um crise e ficou muito agressivo ontem. Meu tio e sua esposa estavam tentando ajudar ele jogou os remédio fora e se nega ir ao medico. Sua família "irmão são contra força-lo a fazer qualquer tipo de medidas..."levar ao medico ou pega-lo contra a sua vontade para ir ou vir a qualquer lugar ou tratamento", ao mesmo tempo estou sem chão e sei que como filha tenho que tentar fazer tudo para lhe oferecer o melhor, pois sempre foi o melhor pai "mesmo que não tivesse sido"...todos devem ter uma vida digna e ser merecedores de qualidade de vida...Não sei o que fazer ele tem diabetes está com as pernas muito inchadas e com dificuldades de andar preciso de orientação urgente? Existe algum órgão que poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...